Glossário

* Aluguel Percentual: valor do aluguel cobrado como um percentual do faturamento do mês. Este valor varia de acordo com o tipo de atividade.

* Aluguel Mínimo: valor mínimo a ser pago, independente do faturamento, que funciona como um “piso”, garantido aos empreendedores.

* Ponto de equilíbrio: Valor mínimo de faturamento da loja para a operação ser rentável. Quando o faturamento da unidade for abaixo deste valor, não se aplicará o valor do Aluguel Percentual, mas sim o Aluguel Mínimo.

* Condomínio: Valor resultante do rateio dos custos condominiais totais de operação do shopping center, proporcionalmente à área da unidade.

* Fundo de Promoção: Valor percentual do aluguel pago ao shopping center a ser utilizado para execução de campanhas publicitárias.Varia de 10 a 20 % do Aluguel.

* Custo de Ocupação: É a soma de todos os custos pagos ao shopping center. Aluguel + Condomínio+Fundo de Promoção.

* Taxa de Ocupação: É a soma de todos os custos pagos ao shopping center, dividido pelo faturamento bruto do mês. Este valor deve ser, no máximo, de 12%, sob risco da operação ser economicamente inviável.

* 13º Aluguel: Aluguel Mínimo adicional cobrado no mês de Janeiro, relativo às vendas de Dezembro, onde se pressupõe que as vendas sejam o dobro do que o normal.

* Aluguel Complementar: Valor a ser pago caso o lojista não atinja as vendas mínimas.

* Auditória: Direito do empreendedor de auferir os resultados de vendas através de um auditor presente no salão comercial pelo tempo necessário.

* Multas Rescisórias: Multas aplicadas caso o lojista precise devolver a unidade ao shopping antes do fim do período de contrato, normalmente de 5 anos. Varia de 12 a 20 Aluguéis Mínimos para muitos shoppings centers.

* Índice de Reajuste: Índice que reajusta o valor do Aluguel Mínimo anualmente. Normalmente é utilizado o IGP, índice que não representa a variação registrada no varejo.

* Correção de Aluguel: Índice adicional que eleva o aluguel já corrigido pelos índices de reajuste.

* Loja âncora: Normalmente são lojas grandes de marcas conhecidas de departamento ou lazer, que servem como referência para o público. Teoricamente são as lojas que têm maior capacidade de trazer público para o shopping center.

* Lojas Satélites: São as outras lojas do shopping, em sua maioria formadas por micro e pequenas empresas.