Serviços de delivery e drive-thru garantem o presente para o Dia dos Namorados

Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

Com medidas de isolamento social ainda em vigor e uma abertura somente parcial do comércio, o presente e a comemoração do Dia dos Namorados este ano serão garantidos pelos serviços de delivery e drive-thru disponibilizados pelos shoppings. No RioMar, no Pina, e no Shopping Guararapes, em Piedade, o horário para a retirada das compras será estendido em duas horas. O cliente poderá buscar o pedido das 10h às 18h.

O historiador Fábio Brito é um dos apaixonados que não deixarão a data, comemorada amanhã, passar em branco. Ele conta que vai investir em presente, jantar e tudo o que tem direito para celebrar o amor. “Diante da situação que estamos vivendo, é preciso comemorar uma coisa boa. Como não sou bom em escolher presentes, não confio na compra pela internet. Por isso, a opção de retirar no local me permitiu ter um contato com a vendedora e assim pude ter dicas de quem entende do produto bem melhor do que eu”, diz Fábio, satisfeito com o drive-thru.

A loja de lingerie, roupas femininas e moda íntima Scala, no RioMar, é uma das que estão apostando no romantismo do período para melhorar as vendas e dar um respiro frente à crise causada pela covid-19 . “Com a opção da retirada no local, fica alguém na loja física e isso possibilita enviar fotos das peças, do catálogo e dos looks para os clientes”, ressalta a gerente, Kelly Tavares, entusiasmada com o público masculino que recorreu à loja esta semana para presentear a parceira.

Segundo a pesquisa realizada virtualmente entre 4 e 7 de junho pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-PE), cerca de 52% dos pernambucanos pretendem comemorar a data, e os homens são maioria.

Aumento na procura de bebidas alcoólicas

O aumento na procura de vinhos e bebidas alcoólicas para o jantar de celebração é outro dado apresentado pela pesquisa da Fecomércio-PE. “Este ano, o vinho e as bebidas alcoólicas aparecem no terceiro lugar entre os presentes mais buscados para a ocasião. Nos anos anteriores, a procura por esses itens não apresentava um percentual tão elevado”, explica o economista da federação, Rafael Ramos.

A enfermeira Adriana Martins apostou em um vinho para data. “Como os restaurantes estão fechados, pensei em pedir algo especial e comprar uma bebida para presentear e beber com a minha esposa”, destaca.

O aumento na procura é confirmado por João Ferreira, gerente geral da Ridouro, empresa do grupo JCPM de importação e distribuição dos vinhos produzidos pela vinícola Quinta Maria Izabel. “Notamos uma alta demanda pelos nossos produtos não só nesta data, próxima ao Dia dos Namorados, mas desde o começo da quarentena. Com as lojas fechadas, os clientes buscam canais alternativos, como o nosso site. Fizemos uma campanha forte para a data e isso aumentou as vendas”, ressalta.

Investir no marketing foi uma das maneiras de incremntar o faturamento. A esteticista Thais Andrielly percebeu isso ao criar um cartão-presente virtual. “Quem for presentear escolhe o combo com procedimentos estéticos e manda o cartão para a pessoa amada, que apresenta quando for realizar as técnicas. Toda a operação de pagamento é feita de forma virtual”, explica. A iniciativa, segundo ela, aumentou consideravelmente as vendas e a divulgação do seu trabalho.

Alternativas como essas buscam diminuir o impacto da pandemia no desempenho do varejo para data, já que, de acordo com a Fecomércio-PE, é esperada uma retração de 62,2% no volume de vendas em Pernambuco. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Eduardo Catão, a expectativa não é das melhores, já que nem todos os comerciantes recorrem aos meios digitais. “As lojas de rua só abrem na próxima segunda-feira (15). As vendas estão sendo feitas pelas redes sociais, mas nem todos os estabelecimentos possuem este recurso”, pontua. No Brasil, a projeção da Confederação Nacional do Comércio (CNC) para o varejo é de recuo de 43,1% nas vendas. 

Jantar por delivery

Para aqueles que querem comemorar a data com um jantar especial, o Jornal do Commercio preparou uma lista com restaurantes que estão funcionando no esquema de delivery durante a pandemia. Com refeições, sobremesas e mimos para surpreender os parceiros.

Fonte: Jornal do Commercio | 11 de junho de 2020.