Saiba a importância dos aplicativos para o seu e-commerce

Atualmente, em todos os lugares que você andar deverá reparar a quantidade de pessoas utilizando smartphones. Por diversas funcionalidades, tanto para a vida pessoal quanto profissional, o aparelho se tornou praticamente uma extensão do corpo.

Segundo o IBGE, desde 2016 o número de smartphones já havia superado a quantidade de habitantes no Brasil. Em 2019 foram registrados 230 milhões de smartphones ativos, segundo a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

Em meio a tantos aparelhos ligados simultaneamente, as empresas de aplicativos concorrem entre si, e para que se destaquem no mercado, além de um aplicativo que seja bom, é necessário saber como trabalhar a imagem deles.

Considerando isso, separamos este conteúdo com algumas dicas de como realizar o marketing de aplicativos visando um número maior de downloads. Confira!

Saiba o que significa app marketing

App marketing ou marketing de aplicativos pode ser definido como a maneira de atrair pessoas para um determinado aplicativo.

Essa tática funciona tanto para cativar usuários esperando que baixem o aplicativo, quanto garantir que essas pessoas não esqueçam dele depois de tê-lo no aparelho.

De modo geral, app marketing é uma forma de impedir um constante rodízio de apps, em que todos instalam e desinstalam os apps constantemente. Para isso, o desafio é fazer com que os usuários tenham sua atenção voltada para o seu aplicativo.

Acompanhe 4 dicas para um bom marketing de aplicativos

Entendendo os objetivos do app marketing, agora é o momento de destacarmos alguns aspectos do planejamento dessa estratégia.

Assim como para vender objetos específicos, como um óleo para cilindro hidráulico, cardan de caminhão ou tubo galvanizado, você precisa estudar esses mercados e saber como lidar com o público-alvo. Com os aplicativos é igual!

Um aplicativo eficiente e funcional é necessário, sem nenhuma dúvida, no entanto, esses não são os únicos detalhes importantes para o app marketing. Para uma divulgação eficiente, é importante que você:

1 – Construa uma presença online

Manter uma presença online é indispensável até mesmo antes de lançar o seu aplicativo. Para que os usuários tenham conhecimento a respeito do seu app, deve-se deixar bem claro o que ele fará. Pensando nisso, utilizar canais de divulgação, como sites e blogs, é um recurso bom para atrair mais pessoas.

2 – Utilize vídeos de introdução

No site de apresentação do seu app, ou na própria loja de aplicativos que as pessoas vão para baixar, é interessante colocar um vídeo de introdução mostrando todas as funcionalidades do app. Essa é uma boa forma de estimular os usuários.

3 – Conte com a ajuda de influenciadores

As empresas estão investindo pesado na divulgação por influenciadores. Isso porque, são meios de divulgação extremamente efetivos e persuasivos, pois a audiência deles é baseada em fãs reais. Ou seja, as “sugestões” e indicações de produtos e apps feitas por eles trazem a credibilidade que o seu app precisa.

4 – Facilite o encontro do seu aplicativo

Existem diversas formas do seu aplicativo ser encontrado e baixado. Algumas delas são as recomendações de amigos e familiares, links patrocinados nos mecanismos de busca (Google Adwords), reviews de apps em blogs, sites e canais do Youtube ou o contato direto com o produto na internet.

É importante divulgar seus aplicativos

Como vimos ao longo deste conteúdo, os smartphones estão bem presentes na vida dos brasileiros. Hoje em dia, o número de aparelhos já é maior que os habitantes, e por isso, as empresas de aplicativos buscam cada vez mais meios de divulgação eficientes.

Para alcançar seu público-alvo, é interessante utilizar a estratégia de app marketing. Nos tópicos acima abordamos algumas formas de ser efetivo com essa estratégia, e são elas a utilização de vídeos de apresentação, construção de uma presença online, facilitar o acesso ao aplicativo e utilizar influenciadores digitais para a publicidade.

Com essas dicas, seu aplicativo tem mais chances de ser encontrado pelos usuários, além de garantir que seja lembrado mesmo depois de instalado no smartphone do usuário.

Essas formas de divulgação agregam valor ao seu app, algo que contribui diretamente para a propagação e recomendação dos usuários para pessoas conhecidas.

Fonte: E-commerce Brasil | 10 de dezembro de 2019.