5 estágios de evolução pelo qual o varejo está passando (parte 2)

O portal NOVAREJO aborda o que as iniciativas de inovação disruptivas e incrementais trouxeram de ganho ao varejo em 2018, levando em conta que o desenvolvimento do setor é gradual e que 2019 deve ser a plataforma de lançamento de novidades que surgiram ainda incipientes nos anos anteriores. A base de comparação que o portal traz é o mercado americano, que volta a crescer em números importantes e que sempre serve como referência para o varejo ocidental.

Ler mais

As 11 tendências do varejo sem fronteiras

A NFR – National Retail Federation – faz um evento anual para troca de experiência e tendências para o varejo para lojas de departamentos, lojas especializadas, descontos, catálogos, Internet e varejistas independentes, cadeias de restaurantes e mercearias.

Ler mais

Varejistas apostam no interior para expandir atuação

Cada vez mais, os varejistas estão focando seus esforços para expandir suas atuações no interior. As vantagens deste investimento costumam ser os custos menores e a proximidade maior com os clientes. “Normalmente, no interior e cidades de menor porte, o atendimento faz toda a diferença. Essa interação entre a população local e o negócio ajuda a construir a imagem da marca na região”, disse Luiz Francisco Saragiotto, diretor de operações das Lojas Avenida.

Ler mais

Com a crise, brasileiro corta gastos e muda hábitos de consumo

Diante de um cenário econômico desfavorável, boa parte das famílias passou a administrar melhor o orçamento e controlar gastos. É o que aponta um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB), com 804 consumidores acima de 18 anos, de ambos os gêneros e todas as classes sociais, nas 27 capitais do país. De acordo com o estudo, oito em cada dez (79%) brasileiros mudaram seus hábitos no dia-a-dia e, entre as medidas adotadas, destaca-se a pesquisa de preços (59%) antes da aquisição de algum produto percentual que chega a 68% nas classes A e B.

Ler mais

#Desafio dos dez anos: vendas do varejo

Surfando na onda do desafio dos dez anos que agitou as redes sociais nas últimas semanas, realizamos um levantamento, a partir dos dados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, para avaliar a evolução das vendas do comércio varejista, por setor de atividade, entre 2008 e 2018.

Ler mais

Escolha dos canais de marketing tem função estratégica nas empresas

Um dos temas que mais tem me intrigado recentemente está relacionado à questão dos canais de marketing, isto é, os antigos canais de distribuição ou de vendas. Perguntas frequentes que profissionais me fazem: qual o modelo ideal de go to market? Devo vender direto ao varejo ou utilizar canais indiretos como distribuidores ou atacadistas? Concentro as vendas em grandes varejistas ou busco capilaridade? Minha empresa deve ter um e-commerce ou entrar em um marketplace? Em geral, a resposta mais usual que costumo dar neste caso é que isso depende de vários fatores.

Ler mais

Uma nova era no varejo, mais digital e mais humana

Percebemos claramente duas grandes forças acontecendo paralelamente, de um lado a digitalização e automação, imparáveis, ​​avançando em quase todos os aspectos de nossa vida pessoal e profissional; e, de outro, a crescente exigência pelos chamados soft skills resgatando características que nos torna mais disponíveis, flexíveis, e humanos. A capacidade de se comunicar de forma eficaz e empática, a criatividade, a cooperação, a empatia e, principalmente, a consciência coletiva.

Ler mais

O futuro é hoje à noite: as lições da NRF para os shoppings no Brasil

Impossível sair da maratona de visitas ao varejo americano e palestras do NRF Retail’s Big Show deste ano sem a convicção de que o tempo se esgotou. A hora é essa. Não tem como postergar planos, empurrar com a barriga, arrumar desculpa. O pesadelo da transformação total dos negócios transformou-se em realidade e, agora, das duas uma: diante do tsunami da mudança, ou você surfa a onda gigante ou será engolido por ela.

Ler mais

O que o varejo precisa aprender para lidar com a LGPD

Publicada no dia 15 de agosto de 2018, a Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) traz desafios para empresas de todos os setores da economia. A LGPD, que entrará em vigência a partir do mês de agosto de 2020, regula o tratamento de dados pessoais, dos consumidores, realizado pelas empresas.

Ler mais

Países decidem iniciar conversas para regulamentar e-commerce

Durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, 76 países, incluindo o Brasil concordaram em iniciar conversas para criar uma regulamentação mundial do e-commerce. De acordo com comunicado, estes membros confirmaram a intenção de começar negociações sobre aspectos comerciais do comércio eletrônico. De acordo com o cronograma, as primeiras discussões devem acontecer em março de 2019.

Ler mais

Reforma Fiscal: quais são as propostas do novo governo para reaquecer consumo e investimentos?

Durante a campanha presidencial de 2018, Paulo Guedes e Marco Cintra, dois dos principais assessores econômicos de Jair Bolsonaro, haviam cogitado uma nova CPMF, que se chamaria Contribuição Previdenciária, destinada a financiar o INSS. Nos primeiros dias de seu mandato, Jair Bolsonaro disse ter assinado um decreto aumentando a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), mas no mesmo dia foi contradito pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Ler mais