O que o varejo precisa aprender para lidar com a LGPD

Publicada no dia 15 de agosto de 2018, a Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) traz desafios para empresas de todos os setores da economia. A LGPD, que entrará em vigência a partir do mês de agosto de 2020, regula o tratamento de dados pessoais, dos consumidores, realizado pelas empresas.

Ler mais

Países decidem iniciar conversas para regulamentar e-commerce

Durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, 76 países, incluindo o Brasil concordaram em iniciar conversas para criar uma regulamentação mundial do e-commerce. De acordo com comunicado, estes membros confirmaram a intenção de começar negociações sobre aspectos comerciais do comércio eletrônico. De acordo com o cronograma, as primeiras discussões devem acontecer em março de 2019.

Ler mais

Reforma Fiscal: quais são as propostas do novo governo para reaquecer consumo e investimentos?

Durante a campanha presidencial de 2018, Paulo Guedes e Marco Cintra, dois dos principais assessores econômicos de Jair Bolsonaro, haviam cogitado uma nova CPMF, que se chamaria Contribuição Previdenciária, destinada a financiar o INSS. Nos primeiros dias de seu mandato, Jair Bolsonaro disse ter assinado um decreto aumentando a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), mas no mesmo dia foi contradito pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Ler mais

Abrasce estima vacância dos shoppings entre 4,5% e 5% em 2019

A quantidade de espaços desocupados nos shopping centers em 2019 deve ficar entre 4,5% e 5% da área disponível para lojistas, o que representa uma tendência de leve queda em relação ao patamar de 5% alcançado no fim de 2018 e de 6% no fim de 2017, de acordo com dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Ler mais

Vendas em shoppings superam expectativas e registram crescimento de 6,5% em 2018

A retomada da confiança dos consumidores, aliada à expansão dos empreendimentos e à gradual recuperação econômica do País deram um novo fôlego aos shoppings centers em 2018 e com isso registram crescimento de vendas de 6,5%, acima do percentual projetado no início do ano, que era de 5,5% a 6%, fechando com um faturamento de R$ 178,7 milhões. Os dados foram divulgados pela Abrasce nesta terça-feira (29) e fazem parte do censo 2018 realizado pela Associação de Brasileira de Shoppings Centers sobre o setor.

Ler mais

Mercado reduz projeção de crescimento da economia para 2,5% em 2019

Instituições financeiras, consultadas pelo Banco Central (BC), reduziram a projeção para o crescimento da economia, neste ano e em 2020. A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – foi ajustada de 2,53% para 2,50%, em 2019.

Ler mais

Adesão ao Simples Nacional pode ser feita até esta quinta

As empresas que pretendem optar pelo Simples Nacional em 2019 devem se apressar, porque o prazo para aderir ao regime tributário encerra na próxima quinta-feira (31). O prazo também vale para os empresários que foram excluídos da modalidade, e pretendem regularizar a situação. O Simples é um regime especial de tributação para as microempresas, empresas de pequeno porte e médias empresas criado em 2006, para facilitar o recolhimento de contribuições.

Ler mais

Volta às aulas: vendas de materiais devem crescer até 12%

O consumidor terminou 2018 mais otimista e, isso animou as expectativas de um dos setores mais movimentados em todo início de ano: o de volta às aulas. Pela projeção do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Escritório e Papelaria de São Paulo (Simpa-SP), as vendas de material escolar devem crescer de 10% a 12% no período.

Ler mais

Não existe meio de pagamento grátis

Em nosso último artigo (“À vista tem desconto?”), analisamos dados recentes do Sebrae referentes à pratica dos pequenos negócios de diferenciar preços de acordo com o meio de pagamento, revelando que 76% dos micro e pequenos empresários entrevistados em 2018 consideram o dinheiro o meio de pagamento mais barato, sendo que 70% costumam dar desconto para pagamento em dinheiro em vez de cartão.

Ler mais

56% dos consumidores brasileiros pretendem usar app para pagamentos

2019 pode ser o ano em que o pagamento digital entrará oficialmente para o dia a dia dos brasileiros. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Minsait, empresa espanhola especializada em consultoria de transformação digital. Segundo os dados, 56,9% dos consumidores brasileiros têm intenção de usar algum tipo de aplicativo (por exemplo, a carteira virtual) para realizar pagamentos durante este ano.

Ler mais

Franquias retomam o crescimento e a geração de empregos

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu 7% em 2018 na comparação com 2017. Os dados preliminares da associação apontam que a quantidade de empregos diretos gerados pelo segmento cresceram 8% em 2018, chegando a 1,3 milhão de trabalhadores contratados. “Com a nova lei trabalhista, estamos incluindo também trabalhadores intermitentes que foram contratados pelos franqueados e franqueadores durante o ano”, esclareceu André Friedheim, presidente da ABF.

Ler mais

Após ano fraco, varejo de roupa infantil ensaia reação

Após um desempenho fraco no ano passado, o varejo de moda infantil prevê crescimento mais forte em 2019. No ano passado, o número de peças vendidas encolheu 0,3%, para 1,54 bilhão. Em valor, houve aumento de 3,2%, para R$ 56,39 bilhões, segundo a Iemi Inteligência de Mercado, consultoria especializada em moda.

Ler mais