O grande prêmio é a experiência do cliente

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Imagine que você está entrando no carro dos seus sonhos e percebe que todos os indicadores de performance estão do lado do passageiro e em sua frente só há o volante. Como seria essa experiência? Qual seria o seu sentimento ao entrar no carro que tanto sonhou?

Se compararmos a situação acima com a de uma empresa, será que o produto, sistema ou serviço possui funcionalidades que levam a uma boa experiência para o cliente? A usabilidade e interação estão demonstrando toda a capacidade? Há preocupação com a forma de interação do produto, sistema e serviço ou somente nas funcionalidades que precisam ter para atender as demandas dos clientes?

Uma pesquisa feita pela On3 Software Development, agência de consultoria de software, mostrou que 9 em cada 10 consumidores trocariam uma marca por seu concorrente após má experiência de uso. Por outro lado, empresas que investem em UX (User Experience) conseguem aumento de 37% em sua receita. E isto não está relacionado apenas ao retorno por melhoria de produtos, sistemas ou serviços, mas também por diminuir custos internos, além de aumentar a satisfação dos clientes.

Sendo assim, fica claro que os sentimentos, emoções e atitudes de uma pessoa sobre o uso de produto, sistema ou serviço, incluindo as percepções referente a usabilidade e eficiência, são preocupações essenciais para o sucesso de uma companhia.

Dentre os benefícios do UX, pode-se citar o aumento de receita, bem como o aumento de vendas (melhorias no processo de compra e no atendimento), aumento de produtividade (melhorias nas interfaces das ferramentas), diminuição de custos de treinamento e atendimento (melhoria na usabilidade das plataformas, deixando-as mais intuitivas e de mais fácil acesso) e diminuição de custos e horas de desenvolvimento (ao incluir a visão de UX desde o começo de um projeto, mudanças bruscas são evitadas e, com isso, não são utilizadas horas excessivas de desenvolvimento por conta de mudança de escopo).

Melhorar a experiência dos usuários é uma tendência e deve ser considerada como um investimento essencial para quem deseja ter crescimento significativo no mercado, resultando em aumento de receita e da reputação de uma marca.

Fonte: DCI | 04 de julho de 2018