Faturamento do varejo com venda de jogos eletrônicos cresce mais de 100% com isolamento

Foto: Extra

Os faturamentos com as vendas de consoles de jogos cresceram 137,3%, e com jogos e periféricos, 102,9%, no Brasil, na terceira semana de março. Os saldos obtidos nestes sete dias foram comparados com os dados do período imediatamente anterior, mostrando o impacto do início do isolamento de muitos brasileiros, no dia 16, na procura pela diversão eletrônica. As informações são coletadas nos caixas de redes físicas do varejo e divulgadas pela Nielsen Brasil.

A Via Varejo, que controla as marcas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, por exemplo, registrou um crescimento considerável na demanda por itens como o console Playstation 4 Bundle Hits 9, o console Playstation 4 Bundle Hits 11, o console Xbox One Gears 5, o controle Dual Shock Preto PS4, o controle Dual Shock Branco Glacial PS4 e o controle Rosa Dourado PS4.

Necessidade é a palavra-chave para entender o que levou ao crescimento nos números, mesmo diante do cenário de instabilidade econômica, também provocada pela pandemia do novo coronavírus. Ao mesmo tempo, a própria média da cesta de eletrônicos apresentou queda, de 9% no faturamento.

— Categorias de produtos muito grandes e que pesam muito para a cesta, como celulares e televisores, tiveram queda de vendas nessa semana. Pois nesse momento, a troca de televisores não era prioridade. Já a compra de jogos e periféricos foge a essa regra do consumo básico, pois o benefício fica muito claro para o consumidor. Ele precisa de lazer. Ainda, ele percebe que estará deixando de fazer gastos do mesmo tipo fora do domicílio, pondera, e faz a troca — analisa Fernanda.

Com isso, jogos, consoles, controles e outros equipamentos relacionados à diversão eletrônica entraram para o kit de sobrevivência ao isolamento social. Segundo a Nielsen, as vendas totais do varejo do Brasil apresentaram alta de 23,3% entre os dias 16 e 22 de março, na comparação com a semana anterior. E o bom desempenho foi impulsionado pelas cestas de Commodities (+66,1%), Limpeza (+43,1%) e Mercearia (+34,5%), com listas de compras básicas.

Fonte: Extra | 17 de abril de 2020