Congresso Abrasel: gerir a experiência do cliente e monitorar as redes são ações fundamentais na retomada

Preço não é o principal motivo de reclamação nos bares e restaurantes do Brasil. Após analisar mais de um milhão de feedbacks de clientes em estabelecimentos de todo o país, a empresa Risposta identificou que o serviço e a qualidade da comida importam muito mais. Esta é uma das conclusões apresentadas por Gustavo Lima, CEO da empresa especialista em gestão de experiência através de dados, durante painel no Congresso Abrasel.

“Digitalizar é importante, mas é preciso colocar a experiência do cliente na frente. E então, sim, usar os dados de modo inteligente para melhorar esta experiência o tempo todo”, diz Lima. “É importante saber como tomar decisões. A intuição do proprietário é muito importante, mas ele precisa entender que há muitos fatores que podem influenciar essas escolhas e levar a caminhos errados, prejudicando o negócio”, completa.

Para Santiago Edo, da empresa Harmo, especialista em monitorar as avaliações dos clientes nas redes, os feedbacks que chegam das mais diversas fontes são vitais para o planejamento das ações. “O restaurante precisa aprender a filtrar o que se fala dele, de modo a ter uma melhor gestão da experiência”. E é importantíssimo também saber construir reputação nas redes. “A reputação é um ponto-chave para ter um bom faturamento, porque isso é cada vez mais levado em conta na escolha dos consumidores. Também é preciso saber ser encontrado. E tudo isso não é um bicho de sete cabeças, pode ser feito com ações e ferramentas simples”, completa o CEO da Harmo.

Programação

Continue no site da Abrasel e confira a cobertura completa do 32ª Congresso Abrasel. Você também pode fazer parte da comunidade exclusiva para participantes do evento, basta utilizar a chave de acesso “congressoabrasel2020”

O 32º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel e Mundo Mesa, tem apoio da Abipesca e Fispal Food Service, parceria da Unecs e conta com o patrocínio bronze da Cahaça 51, Grupo Petrópolis e Totvs. O patrocínio ouro conta com Alelo, Ambev, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Sebrae, Sodexo, Stone, Souza Cruz e Ticket. A parceria de mídia conta com a revista Bares & Restaurantes, Prazeres da Mesa e o jornal Correio Braziliense.

Fonte: Abrasel | 26 de agosto de 2020.