Como o pop-up pode ser um aliado do marketing digital

Conflituoso quando visto pelo olhar do consumidor, o pop-up é poderoso aliado para melhorar os resultados das marcas no marketing digital. Se utilizado de forma estratégica e criativa, o recurso é capaz de gerar novos leads, aumentar vendas, captar o tráfego de determinada página, divulgar um novo produto e muito mais.

O marketing digital tem como uma das principais vantagens a possibilidade personalizar campanhas com diversas segmentações. E, se necessário, permitir rápidas alterações para gerar ainda mais conversão — mesmo após um tempo de campanha no ar. E o pop-up como uma das ferramentas segue a mesma ideia.

O pop-up

Quando inserido em um contexto que tenha a ver com o público do site, existe o cuidado com a mensagem a ser transmitida e a rotina de acompanhar os resultados. Assim, o pop-up funciona sempre testando e buscando entender o que performa melhor. Ou seja, é um grande aliado do plano de marketing digital das marcas.

Outra vantagem do pop-up são as infinitas possibilidades de formato. É possível criar desde banner estático — com mensagens impactantes e hiperlink para um site ou página específica —, a vídeos em GIF ou teaser com até 15 segundos de duração. Segundo o Compre&Confie, houve um aumento de 28% nas vendas online realizadas por dispositivos móveis em 2018, na comparação com o ano anterior. Isso mostra que utilizar um pop-up que atraia atenção instantânea pode ser uma boa ferramenta para gerar engajamento.

Pop-up e os vídeos

Quando o formato escolhido pela marca é o vídeo, alguns cuidados devem ser tomados para alcançar os resultados desejados. O primeiro, e acredito que mais importante, é ter um conteúdo relevante no lugar certo. Sabemos do sentimento ambíguo do consumidor pela ferramenta. Ora acha interessante, ora entende como empecilho para o que de fato ele busca. Sendo assim, usar e abusar de SEO e uma boa pesquisa sobre a página escolhida para apresentar sua propaganda é fundamental. O público precisa ser certeiro e a mensagem impactante.

Tempo de vídeo

Outro ponto importante é atentar-se para o tempo do seu vídeo pop-up. Ele precisa ser rápido sim ou sim. É necessário uma estratégia bem arquitetada por trás da ferramenta. Afinal, é preciso chamar a atenção de forma impactante. Numa analogia rápida, o dedo do internauta é quase tão rápido para fechar um anúncio do que um carro passando na frente de um outdoor. Por isso, o timing é determinante aqui.

O pop-up em vídeo precisa ter uma qualidade altíssima sem depender totalmente da internet — que sabemos tem muitos momentos de instabilidade. E quando falo em qualidade, não precisa ser ultra HD, 4k, nem nada disso. Afinal, os grandes virais da internet muitas vezes são produções caseiras, feitas em smartphones.

O que quero dizer é que o vídeo precisa funcionar sem travar. Deve ter uma gravação com fácil indexação e que rode em diferentes navegadores, incluindo até mesmo Internet Explorer e Safari. É necessário estar coberto para todas as possibilidades. Isso porque cada usuário tem suas preferências quando o assunto é utilizar a internet.

Por fim, fica claro que o pop-up pode ser uma excelente ferramenta deste mundo de infinitas possibilidades que é o marketing digital. Só é preciso, assim como em todos os outros recursos, entender os prós e contras e trabalhar de forma estratégica. Com conteúdo relevante, timing preciso, público-alvo bem definido, formato adequado e estudo de SEO, dificilmente o resultado não aparecerá.

Fonte: E-commerce Brasil | 03 de dezembro de 2019.