Black Friday: 1 a cada 4 consumidores deve antecipar as compras de Natal

Um a cada quatro consumidores que vão fazer compras na Black Friday quer aproveitar a data para garantir os presentes de Natal. É o que mostra uma pesquisa feita pela Social Miner em parceria com a Opinion Box e com o apoio da All iN.

De acordo com o estudo, 48% dos consumidores pretendem aproveitar as ofertas neste ano. Outros 38% estão indecisos. Mais da metade dos entrevistados, ou 56%, disseram que vão aproveitar a oportunidade para comprar produtos de que já estavam precisando. Já 51% vão aproveitar as promoções para comprar itens de desejo e 25% devem antecipar as compras de Natal.

Mas, se necessidade, desejo e oportunidade estão entre os principais motivações que devem levar o público às compras, a pesquisa revela ainda que, entre aqueles que não vão comprar, 55% não podem arcar com gastos ou estão economizando; 25% disseram não estar precisando de nada; 7% preferem esperar as ofertas de fim de ano; e 19% não confiam nas promoções.

E, ainda falando sobre confiança, a falta dela é um dos pontos que podem fazer com que consumidores engajados desistam da compra – pelo menos foi o que 43% afirmaram em relação às lojas e 41% em relação aos descontos que podem parecer irreais:

Buscas online

Outro dado do estudo aponta que, na hora de pesquisar por ofertas, 51% devem recorrer apenas a fontes online, 40% devem mesclar as buscas entre on e offline e 8% devem consultar somente lojas físicas. Na hora da compra, os sites disparam como canal favorito do público, sendo seguidos pelos aplicativos e pelas lojas físicas

Quando se consideram as facilidades apreciadas pelo público, o conforto de comprar online e receber o produto em casa se destaca para 81% dos consumidores. Mas a vantagem é seguida por outra tendência, muito comentada quando o assunto é experiência de compra omnichannel: o pickup store – 25% disseram que gostariam de comprar online e retirar em lojas físicas.

O estudo mostra que a hora dos varejistas começarem a divulgar suas promoções é agora. Isso porque, apesar de o maior número de conversões provavelmente acontecer principalmente no dia do evento – uma vez que 58% disseram que pretendem comprar apenas no dia 27 – 34% do público já estão de olho nas ofertas e outros 36% devem começar a procurar por promoções com 15 dias de antecedência.

Fonte: Mercado & Consumo | 05 de novembro de 2020.