5 Soluções para conquistar novos clientes na internet em 2020

Se você é empreendedor, sabe que conquistar novos clientes é muito importante para o sucesso do seu negócio. atrair novos clientes não é algo tão simples, é preciso pensar estrategicamente para então poder conseguir trazer cada vez mais resultados para sua empresa.

A internet tem sido um dos meios mais atraentes para conquistar novos clientes, principalmente porque através dela, é possível alcançar muito mais pessoas do que no mundo físico, e ainda de forma mais fácil e rápida.

Segundo a redação da ASN – Agência Sebrae de Notícias – RN, 72% dos donos de pequenas empresas recorreram à internet para vender ou interagir com a clientela em 2018. Se você ainda não utiliza a internet e o mundo digital estrategicamente para alavancar seus resultados, saiba que ela pode ser sua grande aliada para o seu negócio.

Por isso, neste artigo vou falar sobre 5 soluções para conquistar novos clientes na internet em 2020. Aproveite cada uma dessas soluções a seu favor e veja seus resultados aumentarem rapidamente!

1. Crie um blog para dialogar com seu público

Você sabe a importância de ter um blog para sua empresa? Ter um blog para postar artigos e conteúdos em geral é muito recomendado não somente para alcançar mais pessoas, mas também para se relacionar com o seu público.

Cada vez mais o relacionamento com o cliente é um dos principais pontos para o resultado das empresas, e por isso, você deve investir em proporcionar uma boa experiência e bom relacionamento com sua audiência. E o blog pode ser um grande aliado nisso.

Isso porque através do blog, você pode se relacionar com o seu público alvo ao mesmo tempo em que facilita o processo de fidelização deles. Assim, os clientes passarão a acompanhar mais os seus conteúdos, de forma que sua empresa seja lembrada mais facilmente, inclusive no momento em que precisarem de algo que você já vende.

O que fazer no Blog?

Através do Blog, você pode:

  • Avisar sobre promoções do seu negócio
  • Atualizar os clientes e potenciais clientes
  • Postar conteúdo que agregue valor ao seu público
  • Atrair mais pessoas ao usar técnicas para aparecer nos mecanismos de busca do Google
  • Entre outros

Ou seja, você pode usar o blog para fazer várias coisas diferentes, mas que no fim, tragam o objetivo esperado: Mais resultados para você.

Vale lembrar que se um dos principais objetivos do seu blog for também atrair novos clientes ao aparecer nos mecanismos de busca, como o Google, você pode usar estratégias de SEO para ajudar a ranquear seu blog e fazer com que seus conteúdos melhorem de posição no ranking do Google.

2. Garanta uma boa navegabilidade em dispositivos móveis

Ao construir um site e blog, você deve estar atento a muitos detalhes, e um dos mais importantes é a experiência do usuário ao acessar sua página. As formas mais comuns pelas quais as pessoas acessam a internet são através de um computador, notebook, tablet ou smartphone. Mas cada vez mais, as pessoas estão se acostumando a acessar a internet somente pelo celular.

Segundo uma matéria do Exame publicada no início de 2019, 6 em cada 10 consumidores acessam sites de buscas no processo de decisão por um smartphone.

Tenha a consciência de que muitas pessoas irão acessar os seus conteúdos através do próprio celular, e por isso, garanta uma boa navegabilidade em dispositivos móveis. Foque em criar um site ou blog responsivo ou que tenha uma versão mobile.

Assim, você vai melhorar a experiência do usuário, o SEO e velocidade do seu site, diminuir a rejeição, aumentar as vendas e conversões, além de provavelmente obter mais compartilhamentos nas redes sociais. Isso tudo vai influenciar de forma positiva os seus resultados.

3. Faça sua empresa presente nas redes sociais

Ter uma boa presença nas redes sociais vem se tornando algo cada vez mais essencial para empreendedores.

Como você quer alcançar e atrair muitas pessoas, você deve estar aonde as pessoas estão. E as redes sociais é um dos locais onde as pessoas passam mais tempo no seu dia a dia, ou seja, ter presença nas redes sociais significa estar onde seu público está.

Através das redes sociais, você consegue ter

  • Tráfego de qualidade
  • Aumento da visibilidade
  • Construção de autoridade
  • Interação e engajamento do público alvo
  • Maior disseminação de conteúdo
  • Vinculação de anúncios, como por exemplo através do Facebook Ads
  • Além de inúmeros outros benefícios

Por isso, faça o máximo possível para estar presente nas redes sociais e use isso de forma estratégica. Entenda como se dá o tráfego em cada uma delas e aproveite para conhecer melhor o seu público, seus desejos, medos, necessidades e dores.

Sabendo isso e conhecendo seu público mais a fundo, ficará muito mais fácil elaborar novas estratégias de vendas para alcançar novos públicos e vender mais para a sua audiência.

4. Crie uma isca digital relevante para os seus leitores

Você sabe o que é uma isca digital e sua importância? Como já falamos aqui, o relacionamento com seu público é fundamental para obter mais resultados. E uma das estratégias mais usadas para se manter um relacionamento constante com os clientes é o e-mail marketing.

O e-mail marketing é o uso de e-mail em campanhas que tem como objetivo gerar leads, se relacionar com eles e aumentar resultados em vendas. Porém, para usar essa estratégia, é preciso que você tenha o e-mail da pessoa. E aí que entra a isca digital.

De forma resumida, uma isca digital é algo que você oferece gratuitamente ao cliente em troca do “e-mail” dele. Geralmente, algo que você irá enviar justamente por e-mail, e por isso, ele deverá passar este contato para você. É como se fosse uma moeda de troca.

Alguns Exemplos de iscas digitais

  • E-book
  • Webinário
  • Infográfico
  • Planilha
  • Vídeo Aula
  • Checklist
  • Evento Online
  • Quiz
  • Cupom de Desconto

É ideal que sua isca digital seja relevante para seus leitores, agregando valor a eles.

Para isso, você pode ter uma landing page e para automatizar o processo de envio de e-mails e configurar campanhas, é ideal que você use alguma ferramenta de e-mail marketing.

É válido lembrar que você não precisa usar necessariamente e-mails, você pode usar outro tipo de estratégia como chats automáticos do Facebook, lista de transmissão no WhatsApp, entre outras, de acordo com o que funciona melhor para você, sua empresa e seus clientes.

5. Automatize processos de gestão para focar nas vendas

Mais uma grande solução para conquistar novos clientes é focar nas vendas e no marketing do seu negócio. Essa é uma parte muito importante e que não pode ser deixada de lado, e por isso, você deve focar nas vendas.

Uma recomendação para poder focar mais nas vendas é automatizar o que for possível, como por exemplo, os processos de gestão. A automação dos processos de gestão auxilia ao simplificar ações e reduzir tarefas repetitivas através da criação de processos mais inteligentes.

A automação ajuda o empreendedor de diversas formas, como por exemplo:

  • Facilita a integração de informações e dados
  • Diminui os custos
  • Reduz tempo
  • Aumenta a eficiência

Ou seja, se você quer obter mais resultados e economia de tempo, automatize processos de gestão para focar nas vendas. Para isso, você pode aproveitar e usar sistemas de automação de processos de gestãoERP Online, que facilitam muito a vida de muitos empreendedores.

Conclusão

Finalizando, espero que essas soluções tenham te ajudado. E que você use todas as informações aqui para alavancar seus resultados em seu negócio.

Em resumo das dicas, crie um blog, dialogue com seu público, garanta uma boa navegabilidade em dispositivos móveis, esteja presente nas redes sociais, tenha uma isca digital relevante e automatize processos gerenciais para focar nas vendas.

Tudo isso, principalmente em conjunto irá te auxiliar a conquistar novos clientes na internet em 2020 e alcançar os objetivos esperados!

Fonte: E-commerce Brasil | 04 de dezembro de 2019.